Buscar
  • bloom up

Fórmulas de marketing milagrosas. Be careful!

Atualizado: Set 17

O marketing digital ainda é um terreno desconhecido de muitos gestores e, talvez por essa razão ou outras a somar, muitos aproveitam a circunstância para apresentar fórmulas milagrosas baseadas em inúmeros facilitismos.

Não quero desiludir ninguém, mas não existe nenhuma forma rápida, fácil ou baseada numa simples lista de dicas que sirva de base à estratégia de marketing para o seu negócio. Antes da implementação de qualquer tática, é preciso delinear a estratégia.


E, é aqui que a coisa carece de “saber fazer”!


Análise, ponderação de dados, diagnóstico, estratégia, planeamento são requisitos obrigatórios. Não existem fórmulas nem dicas mágicas!


Há uns tempos apanhei um “post” no LinkedIn de alguém por quem nutro respeito profissional, que falava exatamente disso. Karine Borges dizia, no seu jeito brasileiro, que “Em uma era onde as pessoas devem ser o centro das atenções, que precisamos de marcas humanizadas, utilizar fórmulas é agir como um robô.” E, eu concordo!


Os mercados onde as diferentes marcas atuam são diferentes em vários aspetos. Desde logo, a questão legal. Mas, há mais! Muito mais!


Ou seja, os mercados não são todos iguais e os países ou regiões também não! Não se regem pelas mesmas regras e o comportamento do consumidor é uma variável que tem mesmo de ser estudada.


Cada negócio tem a sua própria proposta de valor e a fórmula que foi um sucesso para o seu “vizinho”, não significa que lhe sirva ou lhe encaixe como uma luva. São muitas e diferentes, as variáveis que estão em jogo. São as suas variáveis. As varáveis do seu negócio. Trate-as com muito respeito e muito carinho!


Portanto, não se iluda porque não existem formulas mágicas!


Certifique-se que está a ser aconselhado por alguém que, em primeira instância, conhece bem a disciplina de marketing e que, em segunda instância, a tenha aperfeiçoado para o contexto digital e continue a fazê-lo.


Bem sei que o fácil atrai e o rápido também! Que o “bom e barato” é muito tentador. Mas, esta é uma avaliação que só vai conseguir fazer na hora de medir resultados. E, acredite, que reconstruir a partir do erro é bem mais difícil, em alguns casos, é mesmo impossível.


Por isso, mais vale começar bem!


Boa semana, bom trabalho, um abraço e até breve!

Paula Ribeiro

Head of marketing and communication at bloom up | Content marketing strategist | Trainer | Consultant

Ilustração de António Aires

54 visualizações
Logo bloom com assinatura_white75px.png

Parcerias institucionais

  • Bloom up
  • Bloom up
  • Bloom up

All rights reserved ⓒ bloom up

logo-oci.png
MAGAZINE_1-300x300.jpg