top of page
Bloom UP
Buscar
Foto do escritorbloom up

Dos 4 Ps aos 8 Ps do marketing digital

Atualizado: 18 de jan. de 2021

A revolução digital e as novas demandas do comportamento do consumidor levaram o mercado a reinventar-se. Os 4 Ps tradicionais do mix de marketing já não respondem a todas as necessidades e, por isso, foi necessário evoluir para o marketing digital e para os seus 8 Ps.

bloom_up_marketing_de_conteúdo_Dos 4 P's aos 8 P's do marketing digital

Se tomarmos um pouco de atenção ao que as estatísticas nos dizem, tudo fica ainda mais claro. Em outubro de 2020, o número de sites registado pela Netcraft foi superior a 1,2 bilhões. Há 10 anos, o número total era de 255 milhões. De acordo com o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, as pessoas passam, em média, 6h43m por dia na Internet e os smartphones representam 53,3% do tráfego global e são a principal forma de acesso à Internet no mundo.


A relação indissociável entre a comunicação e a tecnologia coloca o comunicador contemporâneo num constante exercício de correlação entre a ciência das novas tecnologias e a arte de comunicar.


O foco, agora, está no cliente e na sua jornada. E um dos principais pilares do marketing digital é o marketing de conteúdo.


Então, o que são os 8 P´s do marketing digital?


1. Pesquisa - precisão no levantamento de dados. Conheça o seu próprio negócio através da análise de métricas e KPIs. Faça análises comparativas de várias ordens.


2. Planeamento - a “facilidade”, com que é possível utilizar a Internet para iniciar um negócio e divulgá-lo nas redes sociais, cria a falsa sensação de que o sucesso está na ponta dos dedos. Sem planeamento, o seu projeto ou negócio ficam comprometidos.


3. Produção - a relevância é a palavra de ordem. Qualidade e veracidade são requisitos indispensáveis no conteúdo a produzir. Importa ter sempre presente que o objetivo final é satisfazer a necessidade de informação do seu cliente ou futuro cliente.


4. Publicação – os diferentes canais de comunicação e as redes sociais não são todos iguais, é preciso conhecer o perfil de cada canal, selecionar, enquadrar e adequar os seus conteúdos.

O seu conteúdo deve acontecer onde o seu público se encontra. É também importante recorrer às melhores práticas de SEO.


5. Promoção – onde é que está o seu público-alvo? No Bing ou o Google? No LinkedIn ou no Facebook?

É importante que a resposta a este tipo de perguntas tenha sido encontrada e agilizada na pesquisa e no planeamento.

É nesta fase, que a sua estratégia de Google Ads, Facebook, LinkedIn Ads, WhatsApp ou outros deve entrar em ação. Convém nunca esquecer a monitorização de resultados.


6. Propagação - acontece, maioritariamente, nas redes sociais e está muito associada ao conceito viral do conteúdo online. Mas, não tenhamos ilusões! Criar um conteúdo viral ainda é uma incógnita e ninguém tem a fórmula exata.

O estudo, a pesquisa, a estratégia e o planeamento ajudam. Mas, promover um produto com base numa estratégia viral, pode ser uma tarefa utópica.


7. Personalização – esta é a fase em que uma campanha começa a trazer os primeiros resultados. O público-alvo tem interesse e quer saber mais.

Chegou o momento de ter a “porta aberta”! O cliente online não tem fronteiras nem fuso horário e tem acesso a uma infinidade de informação acerca do seu produto e dos seus concorrentes. Faz comparações e toma decisões rápidas.

É preciso estar lá para responder! E agora?

A solução existe e chama-se automação. Os bots são a personalização de atendimento ao cliente e estão cada vez mais inteligentes.


8. Precisão - “Um povo que não conhece a sua história, está condenado a repeti-la.”

Esta frase é de Edmund Burke, um importante cientista político irlandês, mas foi Che Guevara quem a imortalizou e, na minha opinião, uma analogia perfeita para o valor que as métricas, os relatórios e dados analíticos têm no universo do marketing de conteúdo.

Para quê repetir ações que não resultaram ou manter apenas o razoável sem explorar possibilidades de melhorar?

O contexto digital tem a capacidade de ser muito exato na demonstração de resultados, ajuda-o a estar preparado para tomar decisões rápidas, decidir o que precisa mudar, ou não, numa campanha.


Depois da análise dos tradicionais 4 Ps de marketing, faça um “upgrade”! Considere os 8 Ps na sua estratégia de marketing digital com o foco no cliente e na sua jornada.


Boa semana, bom trabalho, um abraço e até breve!


Head of marketing and communication at bloom up | Content marketing strategist | Trainer | Consultant


Ilustração de António Aires

635 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page