Eleita a cor do ano 2020!
top of page
Bloom UP
Buscar
  • Foto do escritorbloom up

Eleita a cor do ano 2020!

Atualizado: 2 de jan de 2021

Em tempos falei da importância das cores e disse que uma marca sem identidade visual, era uma marca sem identidade. E, como o meu objetivo é ver pessoas felizes e marcas felizes, vou continuar a dizê-lo! Mas, estou longe de ser pioneira nesta matéria. Ora vejam…


A marca PANTONE®, foi criada pela Pantone Inc. que é hoje uma autoridade em matéria de cores. É conhecida mundialmente por ter instituído a linguagem padrão no processo de gestão de cores, desde o design à produção.


Estão a ver aquele leque muito colorido, cheio de cores e códigos?! Sim. Esse mesmo!

Tem o nome de “Pantone Matching System” e não serve só para escolher cores, mas também para garantir que a cor escolhida é a mesma quando o produto final chega às nossas mãos.


Para Lawrence Herbert, fundador da PANTONE®, o espectro de cores é visto e interpretado de forma diferente por cada indivíduo e, por isso, em 1963 decidiu criar este sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores para resolver problemas associados à produção exata de combinações de cores no contexto das artes gráficas.

Para quem trabalha com cores, esta é uma ferramenta indispensável! E gira, também!


Mas, o mais curioso e interessante que quero partilhar convosco, é que todos os anos a PANTONE® elege a cor do ano.


Em 2018, a cor eleita foi o ULTRA VIOLET. Criativa, imaginativa, complexa e contemplativa, esta cor leva-nos até aos mistérios do Cosmos, até à via láctea ou “caminho de santiago” para alguns. É uma cor que abre a curiosidade do que ainda está por vir.


2019 foi brindado com o LIVING CORAL. “Animado e cheio de vida, um coral com undertone dourado que energiza e vivifica numa pegada suave!” Dizem também que é uma cor que reage aos acontecimentos menos favoráveis da tecnologia digital e à consolidação do social media no nosso quotidiano. É sociável e espirituoso, de natureza envolvente, acolhe e encoraja atitudes espontâneas.


Para 2020, temos o Pantone Classic Blue 19-4052!

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do “Pantone Institute”: “Vivemos numa época em que é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual nos podemos apoiar. É um porto seguro onde podemos ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno. Incentiva-nos a olhar para além do óbvio e assim expandir o nosso pensamento; desafia-nos a refletir com mais profundidade, aumenta a nossa perspetiva e abre a porta à comunicação.”


Eu diria que é um tom elegante pela sua simplicidade. É uma cor que transmite confiança, segurança, harmonia e fidelidade. Não é de estranhar que seja uma cor muito utilizada na saúde ou na indústria automóvel. Mas se repararem bem, no logotipo do Facebook, do Linkedin e até do Twitter, quem reina é o azul!


Para quem trabalha identidade visual de marcas como nós, a cor é matéria prima!


Conhecer a sua nomenclatura e simbologia pode ditar o sucesso de uma campanha. Cor e emoção andam de mãos dadas. É muito importante acompanhar as tendências.


Uma marca sem identidade visual, é uma marca sem identidade.


Bons Pantones para 2020!


Abraço,


Paula Ribeiro

Head of marketing and Communication at bloom up


Fonte: www.pantone.com

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page