top of page
Bloom UP
Buscar
Foto do escritorbloom up

Do “On” ao “Off”, sem pausas!

Atualizado: 2 de jan. de 2021

Não é segredo para ninguém que o vídeo está a “dar cartas” na Internet. E por esta ser uma área que me é muito querida profissionalmente, deixo-vos a perspetiva de quem, por norma, está por detrás da “câmara”.



A definição de uma boa estratégia de marketing tem na sua base um bom diagnóstico. É preciso olhar para dentro e para fora, ponderar, definir metas e avançar. O vídeo pode fazer sentido, ou não, no seu plano de ação. Se a resposta é sim, se o vídeo faz todo o sentido no seu plano de ação, há que o integrar e harmonizar com as demais ações.


Atualmente o investimento em conteúdos de vídeo tem vindo a aumentar. Se fizermos uma viagem rápida nos feeds das principais redes sociais é fácil perceber a enorme quantidade de posts de vídeo. Segundo a HubSpot, o consumo de vídeo aumenta 100% todos os anos e a Cisco diz que até 2021, o consumo de vídeo corresponderá a 82% de todo o tráfego da Internet.


A sua utilização pode ter várias finalidades, tais como informar, formar, demonstrar, entreter, etc. Podemos também enumerar alguns dos formatos mais frequentes desta ferramenta: transmissões ao vivo ou em diferido; webinars; tutoriais; plataformas de e-learning; vlogs; apresentações; depoimento de clientes; entrevistas e outros.


As vantagens de utilização desta ferramenta são imensas. A Renderforest, numa das suas pesquisas, entre outras coisas, diz que 78% dos profissionais de marketing afirmam terem conseguido aumentar o seu tráfego com a introdução do vídeo na sua estratégia global de marketing. Mas, aumentar tráfego pode não ser sinónimo de objetivo cumprido. Ou seja, uma análise meramente quantitativa pode não ser suficiente. É imperativo fazer uma análise qualitativa de todo o processo.


A Curata, que nos traz sempre notícias frescas, diz que os formatos preferidos são, em primeiro lugar, os depoimentos com 51%; os tutoriais com 50% e a demonstração de produtos com 49%. Quando o conteúdo é bom, é possível chegar até aos 92% de utilizadores que partilham o vídeo.

Já no que diz respeito aos anúncios no início do vídeo, estes não são do agrado de todos, e quem o diz é a CNBC, visto que 65% salta o anúncio logo que possível.


Se por um lado o vídeo é uma tendência e pode ser uma ferramenta muito poderosa na sua estratégia de marketing, por outro lado o conteúdo e a forma determinam o seu sucesso. É muito importante conhecer a sua audiência para saber qual o melhor conteúdo e a melhor forma de o fazer chegar ao seu interlocutor.


Pertinência, relevância, criatividade e saber fazer são ingredientes fundamentais para o seu interlocutor ir do “On” ao “Off”, sem pausas!



Bons vídeos!


Abraço


Paula Ribeiro

Head of marketing and Communication at bloom up

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page