Digital, convencional ou ambos?
top of page
Bloom UP
Buscar
  • Foto do escritorbloom up

Digital, convencional ou ambos?

Atualizado: 2 de jan. de 2021


O comércio de loja, tal como muitos outros segmentos comercias, tem vindo a ser alvo de uma transformação contínua e nos últimos anos assistimos a mudanças fenomenais. As pessoas já perderam o medo da compra online e fazem-no, cada vez mais, para economizar tempo e tirar partido da sua conveniência, mas ainda não desistiram completamente do modelo tradicional e convencional.

A conveniência do online é grande, mas a necessidade de satisfação imediata em ter o produto na mão ainda é um fator de grande motivação para levar os clientes até à loja física. Surgem, assim, novos conceitos a acompanhar as tendências!


BOPUS, “buy online, pick up in-store”. Combinação online e offline na experiência de compra, ou seja, ir à loja fazer uma compra online. Este é um conceito simples que acompanha tendências e junta o melhor de dois mundos. Conveniência e tratamento personalizado. Há quem diga que este modelo de negócio veio para ficar e eu acredito que sim! Outros dirão que este não é um conceito novo, que há muito que é assim que se compram pizzas ou quartos de hotel! Também é verdade. E talvez por isso é que o modelo ganhou força pela mão das novas gerações. A geração Z é sedenta do instantâneo, não gosta de esperar. Não admira que este modelo lhe encaixe como uma luva! Compram online e levantam os produtos nas lojas e, assim, as suas encomendas chegam rapidamente às suas mãos, satisfazendo o seu desejo mais imediato.


As vantagens deste modelo são inúmeras e embora seja caracterizado por se destinar às novas gerações, facto é que outras também o valorizam, assim dita um estudo da iVend Retail e da AYTM. De acordo com este estudo, 4 em cada 10 utilizadores de Internet com mais 18 anos diferenciam este modelo BOPUS, também conhecido por “click-and-collect”, como modelo diferenciador na sua experiência de compra. Algo muito apreciado e valorizado.


A experiência de compra é cada vez mais digital, mas parece que o segredo está em saber aliar o digital ao convencional, até porque as pessoas nunca deixarão de ser pessoas! Se é verdade que a conveniência e rapidez são valorizadas e são cada vez mais importantes, também é verdade que o contacto humano é essencial.


Boa semana e boas compras!


Abraço,


Paula Ribeiro

Head of marketing and Communication at bloom up

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page