A regra dos 3 C’s da comunicação integrada!
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A regra dos 3 C’s da comunicação integrada!

Atualizado: 2 de jan. de 2021

Lembra-se da Mental Picture de que falámos numa das reflexões anteriores? Falávamos da fronteira entre identidade e imagem institucional. A Mental Picture que os seus públicos têm em relação à sua marca depende da imagem que você lhes transmite.


Parece um processo simples, certo? E é, efetivamente! Mas, é preciso ter muito presente um conjunto de princípios e conceitos fundamentais de marketing e comunicação.


A sua estratégia de comunicação integrada interfere diretamente na imagem da sua marca, e por isso, o ideal é manter uma boa imagem com um bom alcance, ou aumentá-lo, cada vez mais, se este for o seu objetivo.


Reverter a imagem negativa de uma marca para depois aumentar o seu alcance, dá uma trabalheira descomunal e nem sempre o objetivo é alcançado! Ter consciência que as imagens se fixam na memória das pessoas e que persistem ao longo do tempo, ajuda a evitar erros e a tratar, com muita seriedade estratégica, um plano de comunicação integrada. Não é um assunto para ser tratado apenas com derrames cerebrais criativos, até porque corrigir erros de posicionamento e de mensagem, pode custar uma boa fortuna!


É aqui que surgem os 3 C´s da comunicação integrada que, na minha opinião, devem ser uma regra sem exceções!


Coerência | Consistência | Continuidade


Coerência: diferentes mensagens em diferentes meios de comunicação, devidamente harmonizadas e ligadas de forma lógica.


Consistência: múltiplas mensagens dão força à marca, difundidas em diferentes formatos, sem nunca entrarem em contradição.


Continuidade: a comunicação contínua integrada e consistente ao longo do tempo.


O consumidor atual transita entre vários canais antes de tomar a sua decisão de compra, e isso obriga a uma comunicação cada vez mais sólida, harmonizada e integrada. Esta é já uma premissa que tem vindo a justificar cada vez mais a introdução do conceito de Marketing Omnichannel.


Acompanhar tendências e inovar, tendo por base um bom planeamento estratégico, é um bom princípio a seguir!


Bom trabalho!


O abraço do costume,



Paula Ribeiro

Head of marketing e communication at bloom up

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