Buscar
  • bloom up

Qual é o verdadeiro entendimento sobre a Internet na sua organização?

Responder a esta questão pode ser mais difícil do que parece. A Internet já entrou no quotidiano das empresas e das pessoas há muito tempo e, de repente, esta parece ser uma questão sem qualquer sentido! Mas, a meu ver, esta questão nunca fez tanto sentido como agora!


Qual é o verdadeiro entendimento sobre a Internet na sua organização?

O princípio de qualquer estratégia de comunicação digital consiste em entender claramente qual é o papel da Internet numa organização. Não é rara a confusão em que muitos gestores se veem envolvidos. Não podemos confundir a tecnologia e o que ela nos pode possibilitar através da Internet com as necessidades do mercado. Considerar a Internet apenas mais um meio de comunicação é redutor, até porque, atualmente, a Internet representa o sistema de circulação da nova economia.


A grande mais-valia consiste em entender a tecnologia e o seu potencial através da Internet. Ou seja, a Internet é um meio para chegar a um determinado objetivo, não é o objetivo em si.


Senão vejamos…


O telefone, quando surgiu, rapidamente se tornou uma ferramenta indispensável na comunicação entre as pessoas. Ficou marcado como uma grande inovação tecnológica para a humanidade. Mas, não foi pela inovação tecnológica em si, foi pelo facto de colocar as pessoas a comunicar umas com as outras de forma mais simples, rápida e cómoda. É muito importante reconhecer esta diferença!


Se por um lado é necessário entender toda a operação que se desencadeia ao assumir as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC´s) como parte do processo de comunicação empresarial com os seus diferentes públicos, por outro lado, é, também, necessário ter uma compreensão muito exata das características das mensagens, pois mensagens difundidas em canais digitais diferem de mensagens difundidas em canais tradicionais.


Assim, qualquer estratégia de presença digital de uma empresa deve partir de um conceito claro do que é a Internet para o negócio.


Depois de apurar claramente o verdadeiro entendimento da Internet na sua organização empenhe-se a desenvolver uma estratégia de comunicação digital consistente, mas não se esqueça que estamos perante uma mudança efetiva nos processos editoriais e de linguagem. Novos processos de narrativa emergem e é preciso entender o contexto retórico da comunicação digital. Todos os contextos retóricos são diferentes e não há fórmulas milagrosas transversais a qualquer tipologia de negócio.


Senão vejamos: o contexto retórico da imprensa escrita é diferente do televisivo e ambos diferentes do radiofónico. Naturalmente, que o contexto retórico digital, também, tem as suas especificidades e é diferente dos demais.


Ou seja, cada canal impõe o seu próprio contexto retórico. Então, entenda muito bem o que é que significa a Internet na sua organização!


Boa semana, bom trabalho, um abraço e até breve!

Paula Ribeiro

Head of marketing and communication at bloom up | marketing content strategist | Trainer | Consultant


Ilustração de António Aires

32 visualizações
Logo bloom com assinatura_white75px.png

Parcerias institucionais

Logo_AERLIS-white.png
  • Bloom up
  • Bloom up
  • Bloom up

All rights reserved ⓒ bloom up

logo-oci.png
MAGAZINE_1-300x300.jpg