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A nova era das organizações

e o poder da gestão da reputação

AÇÃO DE FORMAÇÃO

Todos nós comunicamos e as empresas também! Aliás, a vida das empresas é feita de compromissos, ações e negociações. Tudo isto só é possível acontecer com comunicação. Se o corpo da instituição não “transpirar” a relevância da mensagem é possível que ela não tenha o alcance desejado.

A comunicação institucional é, portanto, uma disciplina de extrema importância e se a sua importância tem vindo a ser crescente, atualmente ela é determinante (e será cada vez mais), na gestão da reputação e imagem de uma organização.
Os desafios dos tempos digitais são grandes e têm obrigado as empresas a enfrentar grandes restruturações e algumas confusões conceptuais. Uma boa gestão da comunicação institucional é um forte contributo para a preservação do valor (e dos valores) das instituições, organizações e marcas. É importante que toda a organização conheça e reconheça a importância desta função.

 

Esta formação foi desenvolvida pela Bloom up em parceria com o Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), uma entidade sem fins lucrativos que se dedica ao estudo da disciplina e se dirige a toda a comunidade Lusófona. Conta ainda com a participação especial do seu fundador, Prof. Dr. Manoel Marcondes Neto, professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com um longo percurso académico na área e 5 livros técnicos publicados. Paula Ribeiro, especialista em marketing e comunicação, irá conduzir esta formação que conta também com a Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS), entidade formadora reconhecida pela DGERT, que será a entidade a certificar esta formação.

OBJETIVOS

Nesta formação vamos aprender a definir e classificar a importância da identidade de uma instituição, a alinhar a estratégia de marketing com a estratégia corporativa, a imprimir força numa comunicação integrada, online e offline, e a comunicar eficazmente.
Vamos também focar a nossa aprendizagem na gestão da reputação que se tornou numa importante disciplina e cuja compreensão é mais relevante do que nunca no ambiente empresarial em que vivemos hoje: uma boa reputação aumenta o valor de tudo o que a organização faz e diz; uma má reputação desvaloriza os produtos e os serviços de uma empresa e funciona como grande fator de desmotivação. De acordo com uma pesquisa publicada pelo Reputation Institute for Public Relations: “dados históricos compilados por Fombrun e Van Riel (2004) concluem que as empresas com boa reputação superaram as empresas com má reputação em todas as avaliações financeiras durante um período de cinco anos” (Schreiber, Elliot S.).

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se a todos os profissionais que tenham como objetivo adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos ao nível da comunicação corporativa e da gestão da reputação, com vista a um melhor enquadramento e desempenho destas áreas nas suas organizações.

PROGRAMA

MÓDULO 01 | IDENTITY VS IMAGE

  • Identidade institucional / empresarial

  • Identidade corporativa

  • Identidade visual

  • Corporate Identity VS Corporate Image

MÓDULO 02 | DIAGNÓSTICO DE COMUNICAÇÃO

  • Metodologia de análise interna e externa

  • Tratamento de dados

  • Ponderação

  • Objetivos, estratégia, plano tático e plano de ação

 

MÓDULO 03 | OS PÚBLICOS DE UMA INSTITUIÇÃO

  • Definição de Públicos Alvo

  • Públicos Internos, Externos e Mistos

  • Como classificar

  • Público-alvo VS Persona

  • Benefícios

 

MÓDULO 04 | A COMUNICAÇÃO INTERNA

  • Os Sentidos da Comunicação

  • Os Instrumentos de Comunicação Interna

MÓDULO 05 | A RELAÇÃO COM A IMPRENSA

  • A Comunicação Social

  • Como lidar com os órgãos de comunicação social

  • O plano de comunicação com os media

  • Como redigir um comunicado de imprensa ou press release

MÓDULO 06 | GESTÃO DA REPUTAÇÃO

  • O impacto de uma boa gestão da reputação

  • Os canais

  • O processo

  • Princípios da gestão da reputação online

  • Debate (live) com o Prof. Dr. Manoel Marcondes Neto*

 

MÓDULO 07 | A FORÇA DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

  • A comunicação

  • Comunicação integrada - O que é?

  • Metodologias de ação

  • O Mix da Comunicação

  • Tendências

METODOLOGIA

DURAÇÃO

  • 20 Horas

  • 2 horas por dia (dias úteis)

  • 16:30h - 18:30h

  • Datas da primeira edição: 15 de abril a 28 de abril ( Inscrições encerradas )       Novas datas a anunciar brevemente.

  • Para garantir a qualidade e interação desta formação, definimos que o número máximo de formandos por turma, será de 10 pessoas

 

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

 

  • Online

  • Plataforma zoom | Sessões ao vivo

 

AVALIAÇÃO

 

  • Participação / Motivação; Comportamento; Responsabilidade; Assiduidade/Pontualidade; Relações interpessoais; Domínio dos assuntos; Compreensão/aprendizagem

  • Exercícios de avaliação

 

CERTIFICADO

  • Emissão de certificado online com avaliação final

  • Esta formação é certificada pela AERLIS, entidade reconhecida pela DGERT

 

VALORES E PAGAMENTOS

  • Inscrição individual: 239,00€ IVA incluído

  • Esta formação poderá ser requerida por grupos de uma empresa ou instituição.

      Nesse sentido, está pensada uma adaptação exclusiva ao grupo, quer ao nível de              horários e número de pessoas, quer ao nível de valores

  • Pagamento por transferência bancária: 

    • Iban: PT50 0036 0143 99100019775 57

    • Bic/Swift: MPIOPTPL

  • Pagamento por paypal:

    • bloom@bloom.pt​

 

FORMADOR

Paula Ribeiro
Certificado de competências pedagógicas (CCP): F689687/2020
Perfil linkedIn do formador: www.linkedin.com/in/paula-ribeiro-9b49916/

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

*Prof. Dr. Manoel Marcondes Neto: www.manoelmarcondesneto.com.br/

 
 

CONTACTOS

LISBOA

Rua São Salvador da Baía
Ed. AERLIS 
2780-017 Oeiras (PT)